Esqueça o defice do país. Preocupe-secom a sua vida afetiva. É o que há de mais importante.
A realidade é indesmentivel: a conjugalidade tornou-se uma instituição intavel, insegura, imprevisivel, mas tambem emocionalmente muito rica, onde se pode ser igual a si mesmo, quase sempre com forte solifdariedade interna e sexualmente vantajosa pelo conhecimento progressivo da intimidade fisica de cada um.
Esta conjugação de variaveistorna aconselhavel que cada casalcrie a sua agencia de notação conjugal, de modo a não entrar em default, termo hoje muito em voga, mas que em português quer dizer "devedor", "caloteiro"...
Cuidado com as ofertas oportunistas de agências externas ao casal: psiquiatras e psicologos, assistentes sociais, tecnicos da segurança social, conselheiros conjugais, enfim, todos os que têm um molde conjugal e procuram aplicá-lo a todos os casais.
a primeira condição para que cada casal crie a sua agência é aceita-la.
A segunda é que qualquer dos membros do casal ser notador.
A terceira é que qualquer notação do AAA+++ a lixo é para ser levado a sério no máximo durante uma semana. Depois terá que ser revista...
Clçassificar uma relação conjugal é, muitas vezes, um ato de momento, não nos podemos esquecer que o mercado relacional é influenciado por variaveis volateis, tais como os momentos de paixão, ternura, raiva, desconfiança, proximidade, distanciamento, conflitos com as familias de origem.
Cada notador deverá comunicar ao outro membro do casal, oralmente, por mail, SMS ou por gestos a seu rating darelação, mas a classificação de lixo deve ser acompanhada de maiores cuidados pois acelera o risco de downgrading da relação por parte do outro, podendo desencadear um processo irreverssivel de falência.
Neste casodiversas soluções podem ser encaradas, sendo que a ida aos mercados é a que acarreta maiores riscos, por um porque mais cedo ou mais tarde é-se apanhado, tal como a Grécia, por outro porque pode facr-se refem e nunca mais voltar. Mas não deixa de seruma saida possivel...
Uma alternativca à ida aos mercados, se ainda for possivel, é recorrer ao BCO . Banco Comum Emocional - e fazer ativar os mecanismos de resgate que aib«nda estiverem disponiveis.
Alguns exemplos:
Para eles, ouvi-las em discurso direto a contar as ultimas historias do trabalho, sem ligar a Sprt TV, de preferencia com um sorriso terno e nunca lhes negando toda a razão do mundo.
Para elas, depois de um dia extenuante e de os miudos estarem na cama, não ter dores de cabeça ou, no caso de as terem, acreditar que as endorfinas são terapeuticas e fazem subir o rating masculino da relação para AAAAAA.
Os maiores riscos para o rating do casalsurgem quando um ou os dois criticam siatematicamente o valor do outro, lavando-o a sentir-se lixo e o BCE do casl já não tem recursos para iniciar o resgate.
Se faz parte de um casal, "desconfie" quando o seu parceiro/parceira deixa passar muito tempo sem atribuir um rating, seja ele qual for. Pode estar a acontecer uma viagem, sem regresso, para os mercados emergentes e, quando se der conta, ouve: "Desculpa, mas fartei-me, já nem sequer estou zangado/a contigo, prefiro ficar só que andar a pedinchar ternura".
Deixem os ratings do país para quem os manipula, mas preocupem-se com a vossa vida afetiva, verdadeiramente é o que mais conta na vida, com os amores, com a familia, com os amigos.
E não tem IVA, nem paga IRS...
Está completamente nas vossas mãos.
JOSÉ GAMEIRO - Psiquiatra
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